É inegável o quanto as redes sociais se tornaram imprescindíveis em nossa rotina, o quanto recebem nosso tempo e atenção todos os dias. A internet uniu os povos e também transformou os povos. O que estava distante agora está a um clique e as redes sociais aproximaram mais ainda todos nós. As interações, as compras e vendas, a forma de negociar, tudo está mudando. Por mais diferente que esteja, por mais moderno ou revolucionário que pareça, tudo isso ainda se trata de relação entre pessoas e, portanto, deve considerar os princípios de moral e ética.
Podemos conceituar ética como um conjunto de valores que orientam o comportamento das pessoas em relação às demais pessoas inseridas na sociedade em que vivem, garantindo assim o bem-estar social de todos. Nas redes sociais esse trato não deve ser diferente. Deve-se envolver valores, regras de relacionamento e, principalmente, respeito ao próximo, assim como acontece em uma sociedade offline.
Acreditamos que nas redes sociais podemos nos expressar livremente. De fato, podemos. O que não podemos é desconsiderar as consequências e os desdobramentos. O distanciamento físico, a “frieza” da tela, a ausência do calor humano são uma armadilha capaz de transformar a nossa liberdade de expressão em difamação, dano moral, propaganda enganosa, constrangimento e coisas piores. Uma má escolha de palavras ou uma afirmação mal colocada podem tornar nosso comentário, nosso vídeo ou nosso anúncio passível de processo. Não são poucos os casos de indenização, escândalo e até prisão. Nenhum de nós deseja isso.
Por trás de cada clique, cada comentário, cada curtida, cada perfil que nos segue existe um ser humano. Por mais óbvio que isso pareça, somos o tempo todo levados a ignorar isso. O tempo todo levados a considerar números, métricas, crescimento, lucro. Por isso, ter esse princípio sempre em mente é o segredo do sucesso interpessoal e profissional.
Se posicionar de forma respeitosa, verdadeira e altruísta é um grande diferencial, tendo em vista as ciladas e armadilhas do mundo virtual. Uma das bases para se ter um negócio online lucrativo, para nutrir muitos seguidores, para fazer parcerias de sucesso é exatamente a interpessoalidade.
Marcas com crescimento astronômico, como Yuool, O Novo Mercado e Hotmart se destacam exatamente pelo seu suporte humanizado, respostas via Direct e atendimento ao público.
No vasto mundo da internet, quem entende os princípios da ética é rei.
Então, já que estamos surfando nas ondas deste grande mar que é a internet, que saibamos separar o real do virtual e que possamos ser empáticos com as opiniões e principalmente com as diferenças. Afinal, a internet uniu os povos, mas povos completamente diferentes uns dos outros. Cabe a nós saber conviver em sociedade.
Por Alexandre Libanori